top of page

Você sabe o que é Condução Compartilhada?

A palavra condução vem do Latim conductĭo,ōnis 'ato de conduzir, levar, e tem como sinônimo controle, liderança, comando, chefia e administração.

O ato de conduzir é um dos pilares da Dança de Salão, executado em sua maioria por homens fazendo com que a mulher tenha apenas o espaço de ser leve, calma, já que o homem fará o trabalho de decidir por que caminho, tempo, e espaço a dança seguirá. Tirando assim todo o sentido de dança a dois.

Foto: André Castro

A Condução Compartilhada tem como propósito tirar este preceito, fazendo com que a figura de condutor e conduzido se alterne na dança.

“Nesse método, a mulher participa ativamente da composição e criação da dança, uma vez que ela também se torna condutora e propositora de movimentos. Consequentemente, a condução seria compartilhada entre homem e mulher de forma igual” [POLEZI,2016].

Foto: André Castro

Partindo desse ponto temos uma dança mais leve e sensitiva, deixando o condutor livre para sentir, e o conduzido a também propor.

Ficou com vontade de conhecer um pouco mais sobre a Condução Compartilhada? A Doutoranda em Pedagogia e Filosofia da Dança pela UNICAMP, mestre pela USP e administradora da Ritmei, Carolina Polezi ministrará seu método Condução Compartilhada no I Encontro Contemporâneo de Dança de Salão, organizado pela Dois Rumos Cia de Dança.

 

Posts Em Destaque
Posts Recentes
bottom of page