top of page

Você sabe o que é Eutonia?

Eutonia é uma terapia somática, criada a partir de um processo de autocura da alemã Gerda Alexander (1908 – 1994). A prática tem como objetivo despertar todo o conhecimento que já existe no corpo, através de estudos das movimentações e sensações geradas pelo toque.

"A Eutonia é antes de tudo uma aprendizagem que nada tem a ver com o ensino cujos resultados são quantificados e passados igualmente para todos os corpos. (...) Não é também uma ginástica postural, ou um método por meio do qual se ensinam técnicas de movimentos ou respiratória. Na verdade, a prática pressupõe procedimentos que se fundamentam na experimentação e na pesquisa do próprio corpo, baseia-se na investigação e na experiência, e neste sentido é um método empírico."(DASCAL, 2008:54)

O autoconhecimento que a Eutonia desenvolve, quando usado na dança traz controle aos processos do corpo nos movimentos, deixa a troca de energias do contato leve e fluida. A liquidez dos corpos se une tornando-os livres de estereótipos, e movimentações robóticas, a partir daí temos duas almas entregues num só gesto, num só corpo, um corpo dançante.

A Anna Turriani professora de dança a dois e fundadora do espaço Dançarilhos, é mestre em Humanidades, e formada em Eutonia, ministrará uma aula de Eutonia no I Encontro Contemporâneo de Dança de Salão, organizado pela Dois Rumos Cia de Dança.

 

Não perca tempo, conheça a Eutonia na prática no dia 12 de agosto, no Espaço Dance Mais.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
bottom of page