Clique aqui e acesse os materiais e agenda do projeto

 

O que é?

“Elas por Elas” tem como proposta estimular a pesquisa corporal e o pensamento político/social de mulheres que atuam ou não nas danças de salão, através de oficinas práticas, palestras e uma mostra de processo artístico, que promovam o empoderamento feminino na dança, o resgate e a afirmação da auto-estima, além da construção de uma rede de apoio para mulheres e homens que visam mudanças no ensino e práticas das danças a dois, buscando assim uma dança mais confortável, respeitosa e generosa para ambos.

O projeto foi contemplado pelo Programa VAI - Edição 2018 - da Prefeitura de São Paulo e contará com atividades gratuitas ao longo de todo seu percurso! Confira como vai funcionar aqui na nossa página!

 

Ao longo de sua trajetória como coletivo, a Dois Rumos Cia de Dança tem estudado a dança de salão por caminhos diversificados, utilizando releituras da própria dança de salão, hibridizações com outros tipos de dança e variadas técnicas corporais para construção de repertório e pesquisa próprios. Dentro desse processo, pôde compreender seu posicionamento político e manifestar-se contra atitudes corrosivas que ainda se perpetuam dentro do ensino e prática das danças a dois, tais como: relações de poder (opressor/oprimido) e gênero ligado aos papéis na dança (homem conduz / mulher é conduzida).  Percebendo a necessidade de proporcionar aos corpos que estão sempre no lugar de “espera” (que na maioria das vezes é o da mulher e aqui nosso foco de trabalho), o lugar de “atitude”, presença e poder de escolha, escolhemos através de vivências e oficinas de sensibilização, conexão e técnicas de condução nas danças a dois, trazer à essas mulheres a possibilidade de ter vez e voz na dança e na vida, conforto ao conduzir ou ser conduzida por outra mulher e/ou homem e oportunidade de experienciar uma dança de salão mais conectada, generosa e amorosa, livre de preconceitos e estereótipos de gênero.

Por quê?

 

Público alvo!

Para quem o projeto é destinado?

Mulheres e homens que se alinham com a proposta deste projeto. No entanto, a preferência de vagas são para mulheres (cis, lésbicas, bi, trans +), homens são bem vindos, porém ocuparão uma pequena parcela das vagas disponíveis.

 

Como vamos desenvolver JUNTAS nossa proposta?

Serão 56 horas de atividades distribuídas ao longo de 8 meses (Outubro de 2018 a Maio de 2019)! Dentro desse período teremos oficinas práticas, palestras, rodas de conversa e uma mostra artística.

Nosso cronograma foi dividido em 4 principais eixos de trabalho e cada um terá de 2 a 3 meses de duração:

O  Corpo Feminino que dança, é feminino? 

Sororidade na dança a duas!

Diálogos corporais:

de que maneira a comunicação na dança de salão acontece?

Criação em dança!

Momento para preparar o corpo e entender seus mecanismos, sua potências, seus limites. Nesse eixo queremos levar às participantes práticas e técnicas corporais que exploram ferramentas, as quais consideramos importantes, para o desenvolvimento de qualquer atividade motora presente na dança e na vida, tais como peso, contrapeso, torções, quedas e rolamentos.

Você sabe o que é sororidade? Pois bem, nossa proposta aqui neste momento do projeto será de vivenciar na pele o quanto podemos ser generosas e empáticas umas com as outras, nos fazendo perceber que, por muitas vezes, temos as mesmas inseguranças e que definitivamente não somos inimigas. Respiração, sensibilidade, fluxo de energia, intensidade do toque, serão alguns dos temas condutores das nossas experiências dentro deste eixo.

Já está mais que na hora de repensar as estruturas tradicionais da dança de salão, onde apenas o homem conduz e a mulher é conduzida! Sempre fomos condicionadas a esperar pacientemente por estímulos, florear os movimentos, embelezar a dança, porém não precisa mais ser assim, não é mesmo? Neste módulo do projeto passaremos a discutir, experimentar e vivenciar novas formas de conduzir uma dança, vamos explorar diversas tecnologias de condução e exercitaremos uma escuta mais presente, a fim de desenvolvermos um corpo que possa dialogar com qualquer outro corpo.

 Porque a gente é potente demais e queremos compartilhar isso com o mundo! O eixo de criação tem o objetivo de organizar todos os processos vivenciados ao longo do projeto em uma obra/mostra/espetáculo de dança e expor o resultado para o público. O formato do produto somos nós mesmas que vamos definir, tudo a partir das vontades e questões mais latentes que fomentaremos juntas até esta parte. Para tanto, vamos estudar técnicas de composição coreográfica, música, figurino e tudo que se fizer necessário para costurarmos uma obra que seja a nossa cara.

Além das oficinas práticas, o projeto também contará com 6 (seis) incríveis palestras para propor reflexões sobre o universo da dança de salão e de como podemos estabelecer uma dança mais política, igualitária e plural. Todas ministradas por mulheres, é claro!

 

Quando e Onde?

As oficinas práticas serão divididas em duas turmas e ambas serão realizadas na Etec de Artes.

Endereço: Avenida Cruzeiro do Sul, 2630, Prédio II, Carandiru, São Paulo-SP.

Turma I:

aos sábados das 10h às 12h.

Aulas

Datas previstas, sujeitas a alteração

Outubro/18: 13, 20 e 27.

Novembro/18: 03, 10 e 24.

Dezembro/18: 01, 08 e 15.

Janeiro/19: 05, 12 e 19.

Fevereiro/19: 02, 09 e 16.

Março/19: 09, 16 e 23.

Abril/19: 06, 13 e 27.

Turma II:

aos sábados das 15h às 17h.

Palestras

Datas previstas, sujeitas a alteração

30/11/18 (sexta-feira): das 19h30 às 21h30.

21/12/18 (sexta-feira): das 19h30 às 21h30.

26/01/19 (sábado): das 15h00 às 17h00.

23/02/19 (sábado): das 15h00 às 17h00.

30/03/19 (sábado): das 15h00 às 17h00.

04/05/19 (sábado): das 15h00 às 17h00.

Data prevista para Mostra/ Espetáculo:
18/05/2019 (sábado): das 20h às 22h

 

Como participar:

Passo 1:
Verifique se você tem disponibilidade para participar de todas as atividades do projeto, veja direitinho se nosso calendário de execução bate com a sua agenda.

Passo 2:

Verifique também se você está alinhada com os objetivos do “Elas por Elas”, se ficou alguma dúvida leia novamente todo nosso material ou nos envie uma mensagem.

Passo 3:

Preencher e enviar o formulário de inscrição até 28/09/18

Passo 4:

Consultar a lista das selecionadas a partir de 01/10/18 que será disponibilizada aqui no nosso site.

Passo 5:

Comparecer à Oficina Inaugural do projeto no dia 13/10/18 às 15h na Etec de Artes.

Passo 6:

Caso você não tenha sido selecionada, aguarde a lista das vagas remanescentes. Divulgação a partir de 01/11/18.

É bom saber que:
 

  • Todas as atividades do projeto são inteiramente GRATUITAS!

  • Serão disponibilizadas 30 vagas para cada turma do projeto!

  • As palestras serão abertas ao público em geral!

O Elas por Elas foi cuidadosamente pensado por nós, Andressa, Camila, Fernanda e Kelly, as meninas da Dois Rumos Cia de Dança, com o apoio dos nossos meninos, Carlos e Tony, é claro. Qualquer dúvida é só entrar em contato com a gente pelo e-mail doisrumos@gmail.com.

Contato:

 Camila Aguiar 

(11) 96888.0210

Fernanda Conde

(11) 98422.5781

Kelly Poli

(11)  96170.7415

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

APOIO:

REALIZAÇÃO: