Alisson George (Casa 4)

Discente do curso de Licenciatura em Dança na Universidade Federal da Bahia, Técnico Profissional em Dança pela Escola de Dança da FUNCEB (Fundação Cultural do Estado da Bahia), é sócio diretor da Ímpares Escola de Dança e Pesquisador de tango, tango contemporâneo, e técnicas de danças a dois. Intérprete-criador do Casa 4. Atuou como diretor artístico de obras como o espetáculo de Tango “Ao Invés...” (2016); Corpografia Brasileira (2015); além de produtor do evento “Por Uma Milonga” (2015-2016). Professor de Dança de Salão na Academia Vila Salute (2013 – 2017), e no Curso Livre da Escola de Dança da FUNCEB (2014-2018). Ministrante das aulas de Dança de Salão no curso de férias da FUNCEB, em parceria com Jocélia Freire (2014 - 2018), e formações pedagógicas como o curso de “Metodologia e Função da Dança na Modernidade”, reconhecido pelo Conseil International de La Danse – UNESCO, ministrado por Paco Gomes (CID 17617) (2015); Qualificação de professores, com o programa de: Didática, Metodologia e Dança como Tecnologia Educacional, ministrado por Janahina Cavalcante e Rita Aquino (2016). Também atuou como artista em obras como o musical “A Casa Onde Mora o Sol”, dirigido por Bira Azevedo (2007); Yaô Brasilis, dirigido por Paco Gomes (2015); intérprete-criador em "Salão", do Casa 4 (2017/2018).

Anna Turriani (Palestrante)

Psicóloga, mestre e doutoranda em Humanidades pela Universidade de São Paulo; é membro-fundadora do Coletivo Margens Clínicas; membro da Red de Investigadores(as) Adjuntos(as) do Departamento Ecumênico de Investigaciones (San José/Costa Rica); foi coordenadora do Projeto Clínicas do Testemunho e do Centro de Estudos em Reparação Psíquica Núcleo Margens Clínicas. Praticante de Eutonia a mais de 20 anos, cursou a VI Formação do Instituto Berta Vishnivitz. Ministra aulas de dança de salão contemporânea desde 2004, onde, através das bases de pesquisa da eutonia e das danças populares, busca ampliar o universo das linguagens das danças a dois. Em 2011 fundou a Dançarilhos – Espaço para corpo em movimento, onde ministra aulas de danças a dois, eutonia, estudo de movimento, e desde 2014 desenvolve a Dançarilhos em Cia, dedicada à pesquisa cênica no universo das danças a dois.

Brigitte Wittmer (Oficineira)

Nascida na Suíça, mudou-se para o Rio de Janeiro em 2012, onde se formou em Licenciatura em dança pela Faculdade Angel Vianna. Tem pesquisado dança contemporânea, educação somática e Yoga, a fim de co-relacionar estas vertentes nos seus trabalhos, procurando o entendimento e potencialização do corpo em movimento. Atualmente, faz parte do coletivo de dança e tecnologia Kinetic.Lab (RJ) que tem como objetivo de estudo o uso criativo de novas tecnologias em live performances, instalações artísticas, fotografia e videodança. É integrante da Companhia Motirô, uma companhia de artes cênicas independente do Rio de Janeiro e, administra aulas de Zouk Brasileiro, dança contemporânea e Yoga, e se apresenta pelo Brasil e Europa. Como pesquisadora da dança a dois, ela desenvolve a técnica de condução compartilhada, uma dissociação dos papéis tradicionais da dança a dois. A proposta leva á construção de uma dança pautada pelo diálogo corporal e parte da compreensão de que dançar é uma linguagem expressiva a onde cada integrante da dança traz a sua história para compartilhar com o outro.

Carlos Araújo (Oficineiro)

Intérprete-Criador em dança contemporânea e de salão. Formado em Dança pela Etec de Artes e pelo Projeto Núcleo Luz. Participou de eventos no Brasil e no Chile. É intérprete - colaborador do Núcleo de Pesquisa Mercearia de Idéias, com direção de Luiz Fernando Bongiovanni. Foi integrante do Corpo Jovem, uma companhia da escola de dança de São Paulo. E também dedica seu tempo a Dois Rumos Cia de Dança, atuando como dançarino e diretor artístico.

Carolina Polezi (Oficineira)

Carolina Polezi possui mais de 18 anos de experiência com dança de salão. Doutoranda em Pedagogia e Filosofia da Dança pela Unicamp, atualmente desenvolve pesquisa sobre dança de salão com um novo método chamado Condução Compartilhada. Foi professora da rede municipal de Sumaré, formadora social em dança na Prefeitura de Campinas e integrou o corpo docente e cias de dança de diversas escolas em São Paulo e Campinas. Ministrou aulas de dança na UNAM (Universidade Nacional Autônoma do México), foi professora do Grupo de Dança de Salão da UNICAMP de 2009 a 2017, professora convidada do SESC Campinas/SP e Jundiaí/SP em 2017 e 2018 e atualmente é coordenadora dos projetos: Forró Queer e Condução Compartilhada e professora responsável pelo Projeto Superação de Dança Inclusiva.

Debora Pazetto (Oficineira e Palestrante)

Professora de Filosofia no CEFET-MG, credenciada no Mestrado em Educação Tecnológica, no qual orienta pesquisas relacionadas a Artes e Estudos de Gênero, e coordenadora do GENTTE – Grupo de Pesquisa em Gênero, Trabalho e Tecnologia. É bacharel em Filosofia pela UFSC e em Artes Visuais pela UDESC, mestre e doutora em Estética e Filosofia da Arte pela UFMG, com estágio doutoral na Université – Paris I Panthéon Sorbonne. Faz parte da diretoria da ABRE – Associação Brasileira de Estética, organizou diversos livros de Filosofia da Arte, publicou vários capítulos de livros e artigos científicos em revistas nacionais e internacionais especializadas. Além disso, estuda dança de salão e dança contemporânea desde 2009, integrou as cias. Dança Jovem, Mimulus Cia de Dança, 4ème Sous-Sol (Sorbonne), Mergulho 747, e desenvolve trabalhos em dança de salão contemporânea e Condução Mútua no Terceira Margem – Coletivo de Dança, do qual é co-fundadora.

Fernanda Conde (Oficineira)

Cofundadora e Diretora da Dois Rumos Cia de Dança. É graduada em Comunicação Social – Rádio e TV pela Universidade São Judas Tadeu (2010) e Técnica em Dança pela Etec de Artes de São Paulo (2013). Foi professora de dança de salão nas escolas “Arena de Artes” e “Carla Lazzazera Academia de Dança”, ambas localizadas na cidade de São Paulo. Foi campeã de dança esportiva, juntamente com seu parceiro Carlos Araújo, do Campeonato Brasileiro de Dança Esportiva nos anos de 2013 e 2014. Teve três participações no Programa Bem Estar da Rede Globo, dançando Forró (2016), Samba de Gafieira (2017) e Forró (2016). Atualmente é pesquisadora de dança de salão contemporânea, ministra aulas em projetos e apresenta espetáculos juntamente com a Dois Rumos Cia de Dança e é uma das organizadoras do

II Encontro Contemporâneo de Dança de Salão.

Guilherme Fraga (Oficineiro)

Guilherme Fraga: mineiro, artista da dança, transita entre balé clássico, dança moderna e dança contemporânea. Possui graduação (UFV) e Mestrado em Dança (UFBA), com pesquisa em coreografia e composição. Entre 2010 e 2013 integrou o Grupo Êxtase de Dança, participando de remontagens de repertório clássico, sob a direção do maître cubano Reynaldo Muniz, e da criação de espetáculos de dança contemporânea, como "Robertos e Carlos" de Alex Neoral, "Entre Acasos" de Mário Nascimento, Fernando Martins e Paulo Chamone. Desde 2014 reside em Salvador, onde atua como bailarino profissional (DRT 9891/BA) e professor na área da dança. Entre 2014 e 2018, lecionou regularmente na Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia, sendo responsável pelos componentes ligados à dança moderna, improvisação e composição coreográfica. Integrou o elenco do Balé Jovem de Salvador em 2015 e de Good/Looking, espetáculo resultante da primeira residência artística do Coletivo Los INnato (Costa Rica) e Núcleo Viladança (BA). Atualmente integra a Katharsis Cia de Dança, o coletivo Casa 4 e ministra aulas de dança contemporânea no Studio de Dança Eliane Brasil.

Ilana Majerowicz (Palestrante)

Arte/Educadora associada à Federação de Arte Educadores do Brasil, graduanda de Licenciatura em Dança pela Faculdade Paulista de Artes e pesquisadora do GP de Estéticas, Políticas do Corpo e Gênero da Intercom. Dançarina de clássico, jazz, contemporâneo e professora de dança de salão contemporânea, dedica-se à pesquisa em educação somática como processo de ensino da condução. Estudou no Estúdio Ballet Cisne Negro e na Steps on Broadway, em NY. É também artista plástica, com residência em pintura contemporânea pelo Instituto Tomie Ohtake, formada pelo Centro de Visagismo Philip Hallawell. Trabalha com facilitação de grupo através das artes integradas, a fim de promover abordagens de comunicação horizontais e emancipadoras. Permeia por áreas do comportamento e relações - considerando corpo biopsicossocial. Como Arte/Educadora investiga possibilidades de interferências internas/pessoais e estruturais/sociais que expandem experiências de sala para o indivíduo atuante na sociedade.

Jônatas Raine (Casa 4)

Natural da Bahia, bacharel e licenciado em Dança pela Universidade Federal de Viçosa(MG), iniciou seu contato com a dança com a Cia de Dança Jaime Arôxa em 2007(ES), tendo contato os mais variados ritmos de dança de salão. Ao ingressar na faculdade conheceu o balé clássico, como integrante do Grupo Êxtase de Danças Clássicas, e a dança contemporânea através do grupo de pesquisa Rascunho. Já formado, ingressou no Grupo de Dança Primeiro Ato em 2012, Belo Horizonte(MG), atuando em remontagens da companhia. Em 2014 entra na Mimulus Escola de Dança como monitor, permanecendo até 2014, quando parte para Salvador(BA). Em Salvador, atuou como bailarino no Balé Jovem de Salvador de 2014 a 2016, além de desenvolver atividades como preparador corporal de atores no Teatro Vila Velha. Participou de duas residências artísticas – com o Coletivo Los INnato (Costa Rica) e no Projeto Yanka Rudzka (Polônia). Atualmente é professor de Iniciação a Dança no ensino fundamental II no Recôncavo baiano, além de integrar um coletivo de dança independente – Casa4.

José Andrés (Oficineiro)

Comecei a dançar em 2013, a partir de então procurei aulas, workshops de danças a dois, fui bolsista em 2016 na Cenarium em Floripa, foi quando despertou meu interesse profissional na dança, desde então buscando cursos de capacitação, experiências em danças Populares Brasileiras, Contato Improviso, métodos de educação somática afim de agregar na minha formação.

Juliana Sanper (DJ Oficial)

Formada em Propaganda e Marketing e atualmente cursando sua segunda faculdade de Engenharia da Computação. Começou na dança de salão em 2008. Em 2015 foi se dedicando mais ao Zouk e um ano depois iniciou-se como Dj. Já tocou ao lado de grandes DJs como Kakah, Allan Z, Júnior Matz, Leandro Bandido, Zé do Lago, Paulinho Dendê, Agnaldo Moita, Pedro Lucas, etc. Seus últimos grandes trabalhos foi ser a DJ oficial do Zouk Retreat 2018 edição Brasília com Xandy Liberato e participação no Congresso UaiZouk 2018.

Laura Tonini (Oficineira)

Artista-educadora-pesquisadora somática do movimento e empresária no Margem: Espaço de Somática e Criação. Graduada em Dança pelo Instituto Federal de Brasília - IFB. Seus caminhos na dança percorrem a formação em dança de salão no Rio de Janeiro e o olhar somático que se abriu para o movimento contemporâneo de dança em 2012, quando iniciou sua graduação. É formada em pilates tradicional com Kênya Sampaio (DF), cursou pilates aplicado a hérnia de disco e escoliose na CGPA Pilates (SP) e pilates em suspensão da Suspensus (SP-2017). Desenvolveu em São Paulo, um trabalho de integração corpo- terapia em parceria com a psicóloga Cris Di Cianni, onde o trabalho do corpo somático vem auxiliar no processo terapêutico do paciente. Faz especialização em Educação Somática na formação de BMC® (Body Mind Centering) e Pós-Graduanda em Fisiologia do Exercício. A Somática é o fio condutor de todo seu trabalho enquanto educadora somática do movimento e empresária. Seus principais focos de atuação são: - Pilates Somático atravessado por força, alongamento, autonomia e acuidade corporal. - O saber sensível pelo toque como ponto de partida para investigação na dança a dois, a três, a sós. - O saber sensível pelo toque auxiliando no aprendizado ou reaprendizado motor do aluno. - O Toque sensível como possibilitador de alívio de dores, tensões e repadronização corporal.  

Luiz Gabriel (Oficineiro)

Luiz Gabriel iniciou seu percurso na dança de salão em 2009 em Florianópolis, onde em 2014 tornou-se bailarino da Grão Cia de Dança, com quem desenvolve pesquisa, apresentações, formações e oficinas acerca do fazer dança e fazer mundo a partir das relações. A Cia parte da dança de salão como veículo de aproximação e diálogo com outras artes e pensamentos, usando de seu potencial ambiente de escuta e conexão para investigar atravessamentos do momento contemporâneo, lançando-se aos campos da subjetividade e do político, ao despertar reflexões e compreensões da corporeidade e das relações sociais. Essa experiência em dança soma-se também a sua formação na área ambiental para compor sua atuação como professor da Escola Schumacher Brasil, pesquisador acadêmico e educador em escolas, em que busca potencializar entrelaçamentos entre dança e vida, vivências corporais e referenciais teóricos relacionais, a fim de contribuir para composição de modos de viver-a-vida mais afetivos e ecológicos.

Marina Cristal (Palestrante)

Sinto dificuldade ao me apresentar profissionalmente por ter uma formação plural, porém entendo que a busca por conexão humana é um eixo a ser frisado entre estudos, técnicas, trabalhos e vivências. Atualmente me empenho em facilitar encontros onde a conexão possa alimentar nossa expressão criadora. Depois de entrar com contato com olhares que prezam pela autonomia do sujeito na educação, esta central no trabalho, e é possível quando atrelada ao bem-estar. Conto com habilidades adquiridas em música - utilizando voz e corpo como instrumentos -, teatro, palhaçaria, dança contemporânea, folguedos e brincadeiras folclóricas tradicionais brasileiras, comunicação não-violenta, filosofia e educação para estarem à serviço dos ambientes onde eu estiver.

Ricardo Neves (Oficineiro)

Pratica Contato desde 1997. Dançarino e ator. Criador e intérprete de solos de improvisação. Diretor artístico, atualmente também produtor, do Encontro Internacional de Contato Improvisação de São Paulo (completando a 10ª edição em Janeiro de 2018) e Coprodutor do Encontro Internacional de C.I. em Ilhabela (8ª edição em Fevereiro de 2018) e diversos eventos relacionados ao C.I. Praticante da arte marcial japonesa Aikido, faixa marrom (1º Kyu). Estudou Contato Improvisação com: Tica lemos, Steve Paxton, Nancy Stark Smith, Andrew Harwood, Cristina Turdo, Martin Keogh, Gustavo Lecce, Daniel Lepkoff, Nita Little, Ray Chung entre outros. Professor de Contato desde 2001. Lecionou aulas nos Festivais Internacionais de Contato Improvisação da Argentina, Uruguai, Chile, Alemanha, Rio de Janeiro, Salvador, Minas Gerais, Brasília, Natal, Porto Alegre e Florianópolis. Em São Paulo, ministra aulas regulares de C.I. no Espaço Vajra, em São Paulo.

Ruan Wills (Casa 4)

Artista da dança que iniciou seus estudos de balé clássico no Lions club de Cabo Frio-RJ no ano de 2010, já trabalhou com teatro com a diretora Fernanda Paquelet, participou da Katharsis Cia de Dança (Filipe Monte Verde) grupo de contemporâneo jazz, Fez participação no videoclipe da música de Alceu Valença(Tesoura do Desejo), Além da remontagem do balé “Piccolo” de Tindaro Silvano para o Balé do Teatro Castro Alves, Sagração da Primavera com a Jorge Silva Cia de Dança, fez parte do elenco do Balé Jovem de Salvador de 2012-2016 com direção de Matias Santiago e da Experimentandonus Cia de dança com direção de Bruno de Jesus. Participou de workshops com diversos professores e coreógrafos como, Leonardo Rodrigues (Bra/Ale); Eduardo Fukushima (Bra); Vladimir Rodrigues (Mex); Lia Robatto (Bra); Toshie Kobayashi (Bra); Herman Diephuis (Hol/Fra); Luiz Fernando Bongiovanni (Bra) entre outros... Hoje o bailarino integra o Coletivo Casa4 com direção de Leandro de Oliveir, faz parte do elenco da Biblioteca de dança, com Jorge Alencar e Neto Machado e integra o Nii- colaboratorio com direção de Neemias Santana.

Samuel Samways (Oficineiro)

Samuel Samways é coreógrafo, bailarino e professor de dança. Desenvolve pesquisa em dança de salão contemporânea, trabalhando a fusão das técnicas da dança de salão com elementos de danças tradicionais brasileiras e latino-americanas, artes marciais, contato-improviso e dança contemporânea. Foi bailarino na “Mimulus cia dança”, “grupo de dança Sala B”, “Camaleão grupo de dança” e “Terceira Margem – coletivo de dança”. Dançou em importantes festivais, nacionais e internacionais, como Plataforma Rio 2012, Festival O Boticário na Dança, Circuito Cultural Paulista, Festival Internacional De Dança do Recife, Holland Dance Fest, Joyce Theatre NYC e Jacob’s Pillow Dance Festival. Foi coreógrafo nos espetáculos Pretérito Imperfeito – Mimulus cia de dança (2014), “Fragmentos“ - ONG Corpo Cidadão (2016) e “Ballet do Amor Brasileiro (2017). Também dirigiu e coreografou os espetáculos “Afasta de mim” (estreado no Jacobs Pillow Dance Festival 2017), “Destrajetos”, “Monstra” e “Breve espaço entre as coisas que se tocam”, do coletivo de dança Terceira Margem, do qual é co-fundador.

Tatiana Leme (Oficineira)

Tatiana Leme é professora de dança há 13 anos. Hoje é uma das sócias-proprietárias da Mutama Escola de Movimento e Expressão, onde desenvolve seu trabalho com Zouk e com a Pesquisa em Condução Compartilhada. Já ministrou cursos em diferentes eventos, como Baila Floripa, Baila Costão, Miscelânea, Salão Sul, Independência ou Dança, Confraria Summer, Zouk in Motion, Dança Porto Alegre, Moving Zouk Xperience, Washigton DC Congress, FIEL, Confraria Summer, Dançando a Bordo, Clam Floripa. Também já deu aula em Zurique, Paris e Nova York. Em 2010, frequentou um programa em uma das escolas mais renomadas do mundo, a Broadway Dance Center, em Nova York. Lá, desenvolveu a sua dança através de aulas de jazz, ballet, contemporâneo, hip hop, street jazz e yoga. Foi diretora da Lehoff Cia de Dança por 3 anos, tendo dirigido o espetáculo "Um Tanto Delas" no ano passado. Também no ano passado fundou o "Imersão em Dança" - congresso para um aprofundamento da dança a dois - e a GIRO: Dança, Inovação e Criatividade, projeto que leva a dança para o ambiente corporativo. É formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina.

APOIO

REALIZAÇÃO

www.doisrumos.com      -      Email: encontrocontemporaneods@gmail.com     -     11.984225781